Edvaldo Bala Valério

Edvaldo Valério Silva Filho fez história ao se tornar o primeiro nadador negro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica. O atleta teve uma carreira baseada na superação. De família humilde, precisava de ajuda dos companheiros de clube para se manter no esporte. Sofreu preconceito pela cor da pele e contrariou todas as análises fisiológicas de que o corpo do negro não é apto para a natação de velocidade.

 

capa_frontal_edvaldo

Conhecido como Valério Bala, o baiano foi o responsável por fechar o revezamento 4x100m do Brasil nas Olimpíadas de Sydney. Mesmo ao lado de atletas como Xuxa e Gustavo Borges, foi ele quem garantiu o bronze, ao cair na piscina com o Brasil na quinta colocação e encerrar a prova no terceiro lugar.

A carreira de Valério tinha tudo para dar errado. Família carente, falta de estrutura, apoio inexistente. Mas como um menino que entrou na natação por acaso conseguiu chegar lá? Ele era preparado para ser um nadador? Por quê a carreira desandou após os Jogos Olímpicos de Sydney?

Neste livro, o leitor terá todas estas respostas e, pela frente, casos antes não revelados para o grande público. As viagens escondidas, a ida para uma delegacia após horas no telessexo em um hotel, os bastidores dos Jogos Olímpicos de 2000, a perseguição com exames antidopings e as memórias do nadador, companheiros de piscina, treinadores, pais e amigos, além de dados históricos.

 

Autor: Raphael Carneiro
Número de páginas: 218
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-67831-06-0
Ano de edição: 2015
Peso: 390g
Preço: De R$40 por R$15,90