Medalhista olímpico da natação ganha biografia

Negro, baiano, de origem humilde e sem grande estrutura para treinamento, Edvaldo Valério fez história na natação brasileira. Nos Jogos Olímpicos de 2000, o nadador foi o responsável por fechar o revezamento 4x100m livre e garantir a medalha de bronze para o Brasil – a única naquela edição dos Jogos. Agora, 15 anos depois do feito, a vida do atleta está registrada em livro. A biografia “Edvaldo Bala Valério – a braçada da esperança”, de autoria do jornalista Raphael Carneiro e publicado pela Editora Via Escrita, será lançada em Salvador no dia 13 de maio, na Saraiva do Salvador Shopping.

capa_edvaldo_noticia

Primeiro negro a ganhar uma medalha da natação brasileira nos Jogos Olímpicos, Edvaldo Valério superou desconfiança, a ciência e o preconceito para chegar ao topo do esporte. Curiosamente, o lançamento acontecerá na mesma data em que é comemorada a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil.

Com entrevistas de companheiros de natação, treinadores, pais e amigos, além de dados históricos, o livro traça passo a passo o que foi feito antes dos Jogos Olímpicos de 2000 e após a conquista da medalha de bronze do revezamento 4x100m livre. Histórias curiosas, situações inusitadas, decepções, preconceito e muito realismo irão acompanhar o leitor nesta jornada.

“O livro tem como objetivo registrar historicamente o feito do nadador e atender à demanda das publicações sobre o esporte brasileiro. A natação é um esporte com grande popularidade no Brasil, praticado tanto por questões médicas quanto pelo prazer do esporte. Entretanto, não existem registros históricos dos grandes nomes da modalidade. A intenção do projeto é mostrar toda a carreira de Valério, inclusive explicar os motivos do que podemos chamar de sumiço dele após as Olimpíadas de 2000”, comentou o jornalista Raphael Carneiro.

O livro tem prefácio do ex-nadador Gustavo Borges, companheiro de Valério na seleção brasileira de natação e no revezamento medalhista, e orelha do comentarista do SporTV Alexandre Pussieldi.