Mandamentos para novos autores

Mandamentos para novos autoresQual o leitor que não almeja escrever um livro? Sonhar todos sonham, mas como transportar o que está dentro da cabeça para o papel? Como dar o passo inicial? E depois, como divulgar o livro? E vendê-lo?

Gostar de escrever é uma coisa, ter um bom texto é outra, ser publicado é complicado, e vender o livro é ainda mais complexo. Nem sempre aquele que é publicado é melhor do que o que permanece inédito. É preciso paciência, força de vontade e firmeza em todos os passos para que o objetivo final seja alcançado.

Abaixo temos alguns mandamentos que são essenciais para o sucesso de novos autores.

  • Leia e escreva bastante

A coisa mais importante para qualquer aspirante a escritor, é ler. E não somente o tipo de coisa que você está tentando escrever, pode ser romance, biografia, ficção cientifica, quadrinhos, qualquer tipo de literatura. Você precisa ler de tudo. E escreva todos os dias, mesmo que seja uma página ou duas. Quanto mais você escrever, melhor nisso você será.

  • Melhore a qualidade do seu texto

É inegável o fato de que quem lê mais tem mais facilidade com a modalidade escrita. Escrever bem é um objetivo a ser alcançado, e o melhor exercício para atingir essa competência linguística é a leitura. Por meio da leitura entramos em contato com a língua e seus diferentes registros, aprendemos na prática regras do português sem que precisemos decorar toda a gramática normativa.

  • Material para editoras que têm o perfil do livro que você quer escrever

É fundamental que o seu original seja enviado para editoras que publiquem livros do mesmo gênero que o seu. Não adianta mandar um livro sobre futebol para uma editora que só publica poesia. Junto do original, vale a pena enviar uma carta de apresentação, inserida na primeira página do próprio original ou digitado no corpo do e-mail. Primordialmente, ela deve conter uma descrição do livro boa o suficiente para despertar a curiosidade do editor. A carta de apresentação será  o primeiro contato que o editor terá com seu texto e se ela for ruim, ele ignorará completamente o resto do seu material.

  • Artigos em blogs e sites

Começar escrevendo na internet é um ótimo passo inicial. Escrever  em blogs e sites é um meio para se publicar e amadurecer seu texto. Na internet, seus artigos serão lidos por centenas, quiçá milhares de pessoas, então, além de continuamente melhorar o conteúdo, pois o aprendizado será constante, você terá um bom retorno se os seus textos estão agradando.

  • Pequenas editoras

Escritores nem sempre conseguem chamar a atenção das grandes editoras, que sempre preferem fazer apostas seguras em autores já consagrados. Além disso, dos manuscritos que chegam até os editores, só alguns são aprovados. Ao optar por tornar o processo de publicação independente, o autor não precisa dessa aprovação. Então, tendo uma pequena disponibilidade financeira, vale a pena apostar em pequenas editoras e fazer parcerias para que o seu livro seja publicado.