8 dicas para divulgar seu livro

megafoneDe que adianta ter escrito um livro espetacular se ninguém souber que ele existe ou não puder comprá-lo em lugar nenhum? E como se destacar no meio desta multidão de novos escritores?

O essencial para se vender um livro é a estratégia de comunicação e distribuição a ser adotada. Há uma diversidade de opções de obras, tornando possível que as pessoas escolham outros livros além do seu.

O público é vasto, diversificado, e é difícil agradar a todos. Mas, procedendo da forma certa, você consegue fazer uma boa divulgação e trazer leitores para o seu livro.

Então vamos ver algumas estratégias.  São dicas simples, porém extremamente úteis para os autores.

Escreva um release

Para quem não sabe, release é um texto jornalístico distribuído para a imprensa, com informações sobre a obra, o autor e o lançamento. Ele deve ser escrito como você quer que ele apareça, sendo compacto. Não use  longas frases e extensos parágrafos. Evite repetições de palavras. Um primeiro parágrafo (duas a três frases) deve ser um resumo do release e o resto deve ser mais detalhado. Nem jornalistas nem outros leitores irão ler todo o release, se o início do artigo não gerar interesse.

Veículos de comunicação

Pesquise e liste os veículos de comunicação de sua cidade e região. Envie para todos estes veículos listados seu release, juntamente com o convite virtual de lançamento e a capa da obra em arquivo JPG.

Resenha do livro

A crítica literária é mais do que apenas um resumo. É uma oportunidade de propor uma discussão aprofundada sobre um livro. Envie sua livro para pelo menos três sites especializados e peça para eles resenharem. Com as resenhas prontas, envie-as para os veículos de comunicação e também para os demais sites voltados para literatura e cultura.

Parceria com sites

Existem muitos sites que recebem livros para sorteio. Você pode fazer uma parceria com estes sites, e encaminhar para eles exemplares de seu livro.

Redes sociais

Utilize-se das redes sociais para divulgação. Poste fotos do lançamento, a capa do livro, trechos da obra, o convite de lançamento, os links onde sair seus releases e resenhas.

Blog

Mantenha um blog, até para que seus possíveis leitores possam conhecer seu trabalho e sua maneira de escrever, despertando, assim, o interesse pelo seu livro.

Book trailer

Caso seja possível, é muito válido investir na produção de um book trailer, isto é, um trailer de divulgação, tal e qual acontece no cinema. Só que, ao invés de buscar despertar o interesse do público para um filme, o faz para seu livro. É fundamental que ele tenha no máximo 1 minuto de duração para que não se torne cansativo e maçante.

Feiras e eventos

Participar de uma bienal do livro é sem dúvida uma grande vitrine para o seu livro, mas para estar ali demanda um custo elevadíssimo sem garantia que conseguirá de forma efetiva divulgar o seu trabalho. Com isso, participar de outros eventos e feiras é fundamental para a promoção do seu livro.

Estas são algumas dicas que poderão colaborar, e muito, para a divulgação de seu livro. Porém, todas elas caem por terra caso ele não tenha qualidade.