Entrevista com Gabriela Salgado Pilotto

Precoce, tanto na área profissional como na esportiva, Gabriela Salgado Pilotto começou no ballet nos primeiros anos de vida e com 17 iniciou suas aventuras no mundo dos esportes. Três anos depois já trabalhava em uma grande empresa e, com 29 anos já era gerente. Em 2014 mudou para Berlim e sua vida tomou novos rumos que culminaram em 2017 com a publicação do livro “3 em 1 – Os desafios do Triathlon”. Na obra, viabilizada por financiamento coletivo, o leitor vai encontrar historias divertidas, aprendizados, momentos vividos, superação, desafios e descobertas, revelando alguns segredos e experiências passadas no mundo dos esportes.

Fale da sua trajetória profissional.

Iniciei minha carreira profissional muito jovem e aos 20 anos de idade já trabalhava em uma grande empresa no mercado de serviços financeiros na área de Marketing no Brasil. Passei depois por áreas de produtos, planejamento estratégico e aos 26 mudei para a área de Vendas, onde encontrei minha grande paixão “Novos negócios”. Aos 29 anos assumi uma Gerência Nacional de Vendas. Em 2014 mudei para Berlim e comecei a trabalhar como parceira de negócios com algumas consultorias de mercado ajudando empresas alemãs a iniciarem seus negócios no Brasil e empresas brasileiras a iniciarem seus negócios na Alemanha, e em paralelo lancei um Blog sobre Berlim.

Como surgiu o seu interesse por esportes?

Aos 17 anos eu decidi parar de dançar Ballet Clássico, onde vivenciei momentos indescritíveis por alguns anos da minha vida. E então iniciei minhas aventuras no mundo dos esportes. Desde criança adorava desafios relacionados não somente a mente, mas também relacionados com o físico.

E a ideia de escrever o livro?

A ideia de escrever o livro foi muito espontânea. Desde 2014 comecei a escrever com mais frequência no Blog (Berlim esportes e vida que lancei em Nov/2014), alem disso, sempre tive interesse e curiosidade por historias de amigos e colegas que praticavam esportes.

Cheguei a fazer algumas pesquisas e escrever alguns artigos para Blogs sobre esportes no Brasil. Foi ai então que decidi começar a contar a minha historia e compartilhar experiências vividas por mim ou por amigos. E o livro foi direcionado ao mundo do Triathlon.

O que o leitor vai encontrar?

O leitor vai encontrar historias divertidas, aprendizados, momentos vividos, superação, desafios e descobertas. O livro foi escrito de coração e alma, revelando alguns segredos e experiências passadas no mundo dos esportes.

O livro desperta o interesse de todos os apaixonados, interessados ou curiosos sobre esse mundo, que algumas vezes parece um pouco diferente e distante de quem não vive ou não tem ninguém por perto que pratica. Quem tiver interesse, pode adquirir o livro em https://go.hotmart.com/J5809728L.

Quais as maiores dificuldades que você encontrou quando estava escrevendo?

A maior dificuldade foi contar os meus erros e decepções. É natural o ser humano gostar de compartilhar somente vitórias, mas isso passa uma sensação artificial e no livro conto a realidade e o fato.

Quais as suas expectativas?

Minhas expectativas são despertar o interesse nas pessoas que ainda não praticam esportes, encorajar os que já praticam, mas ainda tem bloqueios para enfrentar um Triathlon, e para os já triatletas, se divertirem com as situações contatas no livro.

Como você vê o mercado editorial brasileiro para os livros esportivos?

Atualmente o mercado editorial no Brasil tem um foco muito especifico para o futebol. As editoras acabam optando por escritores com conhecimento nesse segmento, pois gera uma segurança maior no retorno do investimento da editora.

Muitos brasileiros não sabem nem o que é um triathlon, mas eu vejo uma grande oportunidade de explorar esse nicho que vem crescendo entre os brasileiros nos últimos anos. As provas de triathlon a cada ano que passa ficam com vagas esgotadas em menos de 1 dia de inscrição.

Você teve facilidade de encontrar uma editora? Como foi esse processo?

Não sei dizer se tive facilidade ou sorte. Antes de ter o material pronto, precisava participar de um triathlon que seria o final do meu livro (último capitulo), como não sabia se teria sucesso ou não de finalizar a prova de triathlon, não tinha certeza se finalizaria o livro.

Encaminhei três e-mails, um para a Via Escrita e outros dois para outras editoras, contando da ideia do livro sobre “triathlon”. A Via Escrita me respondeu que tinha interesse em avaliar o material. Passado um mês consegui finalizar o material, sendo assim encaminhei para a Via Escrita e obtive uma resposta positiva, então iniciamos todo o processo e trabalho com o livro “3 em 1 – Os desafios do triathlon”.

Por que você optou pelo sistema de financiamento coletivo?

Na verdade essa foi uma decisão tomada junto com a editora, visto que hoje em dia para lançar um livro no mercado os custos são altos e não necessariamente possuem um Payback pela editora no investimento realizado. Mas de qualquer forma, achei muito interessante, pois acaba tendo um resultado no investimento por pessoas que acreditam no projeto, e no caso do livro, foram mais de 90 pessoas e empresas envolvidas.

Como você avalia o processo?

Não achei o processo burocrático e sim muito pratico. Fizemos um planejamento em conjunto (editora e escritor), e obtivemos um excelente resultado.

Que ferramentas você utilizou para divulgar a campanha?

Facebook, Instagram e e-mails para amigos e familiares.

Você acredita que o crowdfunding literário veio para ficar?

Sim, eu acredito que veio para ficar e acho a ideia espetacular, desde que o projeto seja bem planejado.