Mais um sucesso em uma campanha de crowdfunding literário

Após mais um sucesso em uma campanha de financiamento coletivo, a editora Via Escrita se firma no mercado como especialista em arrecadar recursos para a viabilização de livros com a temática esportiva.

O mais recente caso bem sucedido é o do livro “Os 50 maiores defensores da história do futebol” de Anderson Moura e Tauan Ambrosio. O projeto acaba de arrecadar R$22.045.

Nos últimos meses, a Via Escrita já havia emplacado os livros “3 em 1 – Os desafios do Triathlon”, “Paixão – uma viagem pelo futebol inglês” e “Em 12 rounds” via crowdfunding literário.

Crowdfunding ou financiamento coletivo consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse comum através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas.

Em outras palavras, é quando várias pessoas se identificam com um projeto e resolvem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

A tendência do crowdfunding deu um novo fôlego ao mercado literário, influenciando o aparecimento de novos autores, pois nem sempre os livros que queremos ler são aqueles que encontramos nas livrarias.

Inicialmente usada para projetos sociais, essa modalidade tem crescido no Brasil como ferramenta para captar recursos também para atividades e produtos culturais, inclusive livros. Nesse último caso, são os próprios interessados em comprar o livro que financiam a sua publicação, adquirindo-o antecipadamente por meio da contribuição ao projeto e — após 100% da captação de recursos alcançada — recebendo o produto finalizado.

Mas como é que tudo isto se aplica aos livros? O processo é simples. Através de plataformas específicas, os autores apresentam as suas ideias e os livros que pretendem publicar, apelando ao apoio dos seus leitores e da restante comunidade literária para conseguirem alcançar a verba mínima pretendida.

O financiamento coletivo é uma ótima maneira de juntar os autores aos leitores. É uma relação mais direta, e que tem uma dedicação muito maior a produção do livro do que a distribuição.