Altos e baixos – a trajetória do Jornal dos Sports

O jornalismo esportivo sempre foi considerado atividade de menor importância editorial durante grande parte do século passado. As atuais editorias de esporte e a presença de cadernos específicos nos grandes jornais só surgiram no final dos anos 1960. Antes disso, no entanto, surgia no Rio de Janeiro, em 1931, o Jornal dos Sports, primeira publicação destinada exclusivamente à cobertura esportiva. Em 1936, ele foi vendido e com a mudança de direção, várias novidades foram implementadas. Repórteres e fotógrafos foram designados para acompanhar os clubes de futebol, levando para a redação os detalhes de cada partida, os jogadores passaram a ter mais destaque, sendo tratados como os verdadeiros personagens.

Altos e baixos - a trajetória do Jornal dos SportsPara recontar a história do Jornal dos Sports e sua relevância no mundo esportivo, o livro “Altos e Baixos – a trajetória do Jornal dos Sports” está dividido em três partes, que procuram não apenas falar da publicação, mas do momento social e político que reinava no Brasil na época do surgimento do jornal, além do nascimento e da evolução da imprensa esportiva.

Na primeira, intitulada “Vargas dita as regras”, é mostrado um panorama social, político e econômico da década de 1930, com a chegada do ditador ao poder e as mudanças no País. São analisados os anos de censura à imprensa, com o Estado controlando as publicações e favorecendo quem colaborava com o governo, e como a fase marcou inúmeras transformações na sociedade brasileira, com mudanças também no futebol, cuja prática ganhou novos adeptos, se profissionalizou, conquistou espaço na imprensa e cada vez mais ganhou força como elemento controlado e manipulado pelo governo.

A segunda tem como objetivo mostrar o surgimento da imprensa esportiva e sua evolução, com mudanças significativas na forma de noticiar. Também nessa parte é mostrada a saga de Mario Filho, atual nome do Estádio do Maracanã e um dos mais importantes nomes do jornalismo esportivo brasileiro. A trajetória do jornalista, com suas ideias inovadoras, se funde com o crescimento do futebol carioca e as alterações no jornalismo esportivo.

A terceira e última parte apresenta a criação do Jornal dos Sports, seus momentos áureos e os tempos difíceis vividos a partir da morte de Mario Filho, com as frequentes mudanças de direção, culminando com o fechamento.

Autor: Carlos Oliveira
Formato: PDF
ISBN: 978-85-67831-09-1
Ano de edição: 2017
Preço: R$17,90

botao_comprar