Trajetória do Jornal dos Sports é contada em livro

Para traçar a história do Jornal dos Sports e sua relevância no mundo esportivo, o livro “Altos e Baixos – a trajetória do Jornal dos Sports”, de Carlos Oliveira, é agora lançado pela editora Via Escrita. Com suas implementações, a publicação teve enorme importância no cenário jornalístico. A cultura esportiva começou a ser formada, as rivalidades afloradas e o público passou a ler cada vez mais sobre esporte. O futebol brasileiro e, em especial, o carioca se fortaleceram, atraíram mais torcedores e os transformaram em apaixonados, ávidos por notícias do clube de coração.

capa_livro_jornal_dos_sportsA obra está dividida em três partes, que procuram não apenas falar da publicação, mas do momento social e político que reinava no Brasil na época do surgimento do jornal, além do nascimento e da evolução da imprensa esportiva.

Na primeira, intitulada “Vargas dita as regras”, é mostrado um panorama social, político e econômico da década de 1930, com a chegada do ditador ao poder e as mudanças no País. São analisados os anos de censura à imprensa, com o Estado controlando as publicações e favorecendo quem colaborava com o governo, e como a fase marcou inúmeras transformações na sociedade brasileira, com mudanças também no futebol, cuja prática ganhou novos adeptos, se profissionalizou, conquistou espaço na imprensa e cada vez mais ganhou força como elemento controlado e manipulado pelo governo.

A segunda tem como objetivo mostrar o surgimento da imprensa esportiva e sua evolução, com mudanças significativas na forma de noticiar. Também nessa parte é mostrada a saga de Mario Filho, atual nome do Estádio do Maracanã e um dos mais importantes nomes do jornalismo esportivo brasileiro. A trajetória do jornalista, com suas ideias inovadoras, se funde com o crescimento do futebol carioca e as alterações no jornalismo esportivo.

A terceira e última parte apresenta a criação do Jornal dos Sports, seus momentos áureos e os tempos difíceis vividos a partir da morte de Mario Filho, com as frequentes mudanças de direção, culminando com o fechamento.

botao_comprar