Etapas para a publicação de um livro

Se você vai publicar um livro, seja por por conta própria, seja por meio de uma editora, é fundamental que saiba os caminhos que terão que ser percorridos até que o livro fique pronto.

Avaliação de original

Um editor lê e avalia a sua obra, produzindo um parecer. Nesta etapa o livro é avaliado quanto a qualidade do conteúdo e relevância para o público em geral ou pelo menos para um nicho de mercado. O problema é que nem todos estão dispostos a ouvir a verdade sobre o seu manuscrito, admitir onde erraram, reconhecer que o livro ainda não está suficientemente bom para publicação e precisa ser lapidado.

Redação

Se necessário, um redator reescreve parte do texto que você produziu, entregando um texto final razoavelmente correto e fiel. No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. Reescrever é contar, com outras palavras, uma história conhecida. No caso em questão, seria escrever novamente trechos da outra, mantendo a ideia básica do autor.

Edição

Um editor de texto mexe na estrutura, na organização, nos títulos e nas divisões de capítulos de sua obra, podendo cortar trechos e acrescentar outros. É tornar o texto melhor, mais agradável de ler, e adaptá-lo à sua funcionalidade.

Revisão ortográfica

Um revisor lê com cuidado a sua obra, corrigindo eventuais erros. É sabido que a língua portuguesa possui regras ortográficas e gramaticais nem sempre simples. Mas uma vez que o objetivo de todo material escrito é transmitir ideias de forma clara e bem construída, a revisão ortográfica torna-se parte importante da própria produção de um texto.

Diagramação

Um diagramador profissional pega o seu arquivo de texto após ele ter passados por todas as etapas anteriores e o transforma em arquivo seja entendido pelo maquinário das gráficas. Ele distribui o texto pelas páginas do modo como irá ficar realmente no livro, com a inclusão das imagens caso elas existam no livro.

Revisão de provas

Um revisor lê a sua obra já diagramada em formato de página, checando não só erros de português que ainda persistam como outras inconsistências (problemas de paginação, espaçamento incorreto, linhas isoladas e similares).

Impressão

Uma gráfica faz o serviço de impressão de miolo, refilagem, costura, impressão de capa, colagem e acabamento.