Nunca desista dos seus sonhos

Por que ideias geniais são abandonadas todos os dias? Por que bons livros são largados pelos autores que desistem de publicá-los? Por que muitos abdicam de abrir seu próprio negócio? As razões são diversas, mas, em muitos casos, por medo.

Justamente naquele momento em que você acha que pode ter encontrado uma maneira de transformar seu sonho em realidade, tem notícias de um conhecido que quebrou a cara ao seguir o próprio sonho.

Diante dessas experiências da vida do outro, o jeito é convencer-se de que o sensato é deixar o seu projeto de lado e ficar quieto no seu canto.

No entanto, a ideia continua ali, latente. E ganha nova esperança num almoço no fim de semana na casa de um parente quando a conversa gira em torno de um autor bem-sucedido que acabou de se mudar para a casa ao lado. Ele tinha uma vida estável como funcionário de uma grande empresa, mas resolveu virar a mesa e se dedicar apenas aos livros.

Então bate a empolgação de novo. Dá até vontade de contar a ideia para todos, mas… vem outro balde de água fria: os comentários gerais são sobre as dificuldades de quem arrisca num país instável como o Brasil. Então vem o desânimo e a conclusão de que alguns tipos de sonho não são para qualquer um. E a vida segue na incerteza e no desejo abafado de mudanças.

Tomar a decisão de apostar numa ideia do zero é viver uma montanha-russa de emoções. Em alguns momentos tudo parece questão de garra e determinação. Contudo, basta um único sinal negativo no ar para concluir que só um louco deixa um trabalho com garantias para sair da zona de conforto e se jogar no abismo, sem redes de proteção.

E foi o que aconteceu com o fundador da Via Escrita. Formado em Engenharia, com cursos de extensão na área de informática, tendo trabalhado em grandes empresas, resolveu cursar a faculdade de Jornalismo para realizar um sonho de infância.

A amor pelos livros levou ao passo seguinte. Montar uma editora. Uma ideia arriscada, num país que lê pouco, ainda mais num nicho tão específico.

No entanto, você não precisa largar tudo para seguir seu sonho. Comece devagar e siga em frente. Se você tem o original de um livro guardado no fundo da gaveta, por que não toma coragem e apresenta o texto para alguém que possa ajudá-lo no processo? Caso a sua intenção seja montar uma empresa, pesquise, converse com especialistas e siga em frente. Mas se o seu sonho é passar num concurso público, estude muito. Não importa o seu sonho, o que não pode acontecer é você desistir dele.