Zico e Rivellino prestigiam novo livro da Via Escrita

Zico e Rivellino com o novo livro da Via EscritaOs craques Zico e Rivellino, algozes de muitos defensores, prestigiaram o novo livro da Via Escrita. A obra “Os 50 maiores defensores da história do futebol”, escrita pelos jornalistas Anderson Moura e Tauan Ambrosio, tem os perfis de várias lendas do futebol. Eles conseguiram diversas entrevistas de forma a consolidar a pesquisa. A escolha dos jogadores foi algo pessoal, mas cada uma tem uma justificativa, dentro de alguns critérios apresentados ao longo dos capítulos.

A obra não contempla necessariamente os 50 melhores jogadores de defesa que já passaram pelo esporte. Primeiramente porque avaliar quesitos técnicos pode vir a ser um trabalho movido pela subjetividade. As memórias seletivas e afetivas fazem com que cada um possa criar sua lista e justificá-la com argumentos pessoais.

Além disso, alguém pode estar entre os maiores sem necessariamente estar entre os mais habilidosos, ou mais disciplinados, ou mais vitoriosos. A grandeza de um jogador pode estar atrelada a sua história de vida. Sua capacidade para enfrentar obstáculos e superá-los, seu profissionalismo, seu entendimento do jogo e por aí vai.