Dicas para colocar as ideias no papel

Quer escrever um livro e não sabe como começar? Colocar uma ideia no papel não é uma tarefa fácil. Isso leva tempo, disposição, noites sem dormir, dedicação e, dependendo do tema escolhido, muita pesquisa. Mas também não é uma missão impossível. Você pode se inspirar nas dicas abaixo e começar agora mesmo a desenvolver melhor as ideias e colocá-las no papel.

1. Escolha do tema
Na hora de selecionar o tema da sua obra, escolha um assunto que você aprecie muito. Se você ficar entediado depois de alguns dias pesquisando e escrevendo sobre ele, a dica é escolher um novo tema.

2. Resumo do projeto
Pense como você poderia resumir sua ideia de livro em uma apresentação. Esboços e resumos de capítulos vão ajudar você a desenvolver um projeto de pesquisa. É uma forma de ver como suas ideias vão ficar no papel.

3. Prazo
Analise quantas semanas você vai precisar para terminar o projeto. Isso vai ajudá-lo a alcançar as suas metas e finalizar a obra previsto.

4. Opinião de terceiros
Faça pesquisas de mercados com várias pessoas e veja qual a opinião delas sobre o conteúdo do livro. Isso pode ajudar a desenvolver melhor a história. Ou, em último caso, a trocar o tema.

5. Edição
Uma boa edição determina a qualidade de um bom livro. Se você deseja ter uma boa história, peça para que ele seja editado e revisado por outras pessoas além de você.