Os 50 Maiores Defensores da História do Futebol

Anderson Moura e Tauan Ambrosio lançaram um projeto de crowdfunding para viabilizar o livro “Os 50 Maiores Defensores da História do Futebol”. A obra tem o prefácio do jornalista Mauro Beting e será editada pela Via Escrita.

Os dois fizeram os perfis de várias lendas do esporte e conseguiram diversas entrevistas de forma a consolidar a pesquisa. A escolha dos jogadores foi algo pessoal, mas cada uma tem uma justificativa, dentro de alguns critérios apresentados ao longo dos capítulos.

O livro não contempla necessariamente os 50 melhores jogadores de defesa que já passaram pelo esporte. Primeiramente porque avaliar quesitos técnicos pode vir a ser um trabalho movido pela subjetividade. As memórias seletivas e afetivas fazem com que cada um possa criar sua lista e justificá-la com argumentos pessoais.

Além disso, alguém pode estar entre os maiores sem necessariamente estar entre os mais habilidosos, ou mais disciplinados, ou mais vitoriosos. A grandeza de um jogador pode estar atrelada a sua história de vida. Sua capacidade para enfrentar obstáculos e superá-los, seu profissionalismo, seu entendimento do jogo e por aí vai.

Igualmente importante ressaltar que a figura humana também teve grande influência na decisão dos escolhidos. Por mais que o jogador de futebol seja jogador muito mais que 90 minutos, ele não o é 24 horas por dia. Há um compromisso em mostrar as facetas que os profissionais não demonstram nos campos ou nas entrevistas coletivas. Saber como eles impactaram as sociedades nas quais viviam e sua importância fora dos estádios.

Você pode colaborar com valores distintos. Entre 10 e 700 reais, cada um tem uma série de recompensas. A partir de 10 reais, o colaborador tem seu nome impresso no livro na lista de agradecimentos. Com 30 reais, já recebe uma cópia digital do livro. De 60 em diante, um exemplar impresso e várias outras recompensas.

Quer ajudar? Visite a página oficial do projeto no Catarse e saiba mais:

www.catarse.me/50maioresdefensores